Comércio mineiro segue otimista no primeiro semestre de 2020
Os empresários do comércio de Minas Gerais estão confiantes em relação às vendas no primeiro semestre de 2020.
www.fecomerciomg.org.br. Adicionado em 10/2/2020

Os empresários do comércio de Minas Gerais estão confiantes em relação às vendas no primeiro semestre de 2020. A grande maioria (74%) aposta em um desempenho melhor para o setor, em comparação com segundo semestre de 2019. O otimismo é influenciado, principalmente, pelo Dia das Mães (41,5%), considerada a data comemorativa mais rentável para o comércio no período. Essa é uma constatação da pesquisa de Expectativa de Vendas, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

O levantamento aponta que outras datas comemorativas como o Carnaval (24,1%), o Dia dos Namorados (16,5%) e a Páscoa (13,4%) também devem contribuir para o crescimento das vendas no primeiro semestre de 2020. A análise destaca que as propagandas e divulgações continuarão sendo a principal medida para atração dos clientes no período.

Segundo a economista da Fecomércio MG, Bárbara Guimarães, apostar em ações de venda como propagandas, promoções e nas datas comemorativas têm sido vantajosas para o comércio, principalmente no último semestre de 2019. “Observamos que cerca de 47% dos entrevistados afirmaram que o volume de vendas melhorou no segundo semestre, em relação ao mesmo período de 2018. Se compararmos ao primeiro semestre do ano anterior, cerca de 57% dos empresários notaram um aumento significativo nas vendas”, explica.

Ainda de acordo com a pesquisa, o otimismo/esperança foi o motivo citado por 68,6% dos empresários para justificar as boas perspectivas. “Essa percepção também está amparada pela melhoria dos indicadores econômicos. Alguns segmentos, como papelarias, materiais de construção e artigos de uso pessoal e doméstico, costumam ter mais procura nos primeiros seis meses do ano, o que reforça essa expectativa de otimismo dos empresários”, ressalta a economista.

Para incrementar o setor, 34,9% dos empresários investirão em ações de mídia e propaganda, 34,7% pretendem realizar ações promocionais e de liquidação e 21,5% apostam em um atendimento diferenciado para alavancar as vendas. Já a forma de pagamento que deve sobressair no semestre é o cartão de crédito, modalidade apontada por 50,7% dos empresários.

O levantamento apurou ainda que os principais obstáculos para o consumo deverão ser o momento econômico do país (28,6%); outros motivos como a alta da carne, do dólar, dos combustíveis, as eleições municipais (22,8%) e a concorrência desleal, apontado por 12,7% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 20 de janeiro de 2020. Ao todo, foram avaliadas 396 empresas, sendo pelo menos 40 em cada uma das dez regiões de planejamento de Minas Gerais. A margem de erro da análise é de 5%, com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: www.fecomerciomg.org.br

 

Diretoria triênio 2022/2025
Por: Christian Henrique Ferreira Costa
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